Para cada necessidade uma solução



SGA | Relatório do SGA


Empresa: QGP Química Geral S/A
Emissão: <<15/03/2023>>

1. Sumário

1.1 Política Ambiental.........................................................................

1.2 Missão...........................................................................................

1.3 Visão.............................................................................................

1.4 Valores..........................................................................................

2. Introdução.....................................................................................

2.1 Principais Compromissos e Objetivos Ambientais........................

2.2 Gestão ambiental.........................................................................

3. Aspectos Ambientais.....................................................................

3.1 Produtos sustentáveis..................................................................

3.2 Energia..........................................................................................

3.3 Efluentes.......................................................................................

3.4 Resíduos........................................................................................

4. Proteção do Ar...............................................................................

5. Proteção das Águas........................................................................

6. Áreas verdes – Preservação............................................................

7. Conclusão......................................................................................

8. Anexos..........................................................................................


Política Ambiental
A QGP Química Geral S.A tem compromisso com o desenvolvimento sustentável em seus segmentos de atuação no mercado interno e externo, através do uso sustentável dos recursos, prevenção da poluição e proteção do meio ambiente, atender aos requisitos legais e outros aplicáveis e melhorar continuamente o sistema de gestão ambiental.


Missão
Agir de forma respeitável, empreendedora e inovadora, com o objetivo de atender as necessidades de nossos clientes e colaboradores amigos do trabalho; Criando um ambiente motivado com a satisfação da equipe e do cliente, melhorando constantemente os nossos serviços e produtos. Trabalhando norteados na fé, amor e humildade, sob a Palavra de Deus para que sejamos testemunhos de Deus Pai.


Visão
Ser reconhecida e ser referência no mercado da indústria Química no Brasil e no exterior. Difundindo nossa marca e nossa missão com credibilidade e confiança. Contribuir para que pessoas e empresas produzam excelência.


Valores
Competência, comprometimento, presteza, agilidade e integridade.
Responsabilidade comercial, social e ambiental são as premissas que sustentam os nossos pilares. Sempre orientados nas premissas de Deus.


Podemos aplicar da seguinte maneira para aplicação ambiental:

Mente (Inteligência) – Inovação e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias sustentáveis;
Corpo (Ação) – Proatividade na preservação do meio ambiente;
Alma (Sentimento) – Preservação do meio ambiente para gerações futuras.

2. Introdução
Alcançar um equilibrio entre o meio ambiente, a sociedade e a economia é considerado fundamental para que seja possível satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer as suas necessidades.
Este relatório tem como objetivo a divulgação do desempenho ambiental da empresa, para auxiliar os que trabalham sob o seu controle no cumprimento de suas responsabilidades, permitindo assim que a organização atinja os seus objetivos de desempenho ambiental e também conte com a participação de seus funcionários na manutenção e aperfeiçoamento do desempenho ambiental.


2.1 Principais Compromissos e Objetivos Ambientais
O compromisso ambiental assumido pela QGP Química Geral S.A é uma resposta às mudanças das condições ambientais em equilíbrio com as necessidades socioeconômicas para obter sucesso a longo prazo e para criar alternativas que contribuam para um desenvolvimento sustentável por meio do: uso sustentável de recursos, prevenção da poluição, proteção do meio-ambiente e comunidade.


Compromisso Objetivo
Uso sustentável de recursos Reduzir o consumo de energia por tonelada produzida.
Prevenção da poluição Reduzir a geração de resíduos.
Proteção do meio-ambiente Aumentar o desenvolvimento de produtos sustentáveis.
Comunidade Controlar os impactos adversos significativos reais e potenciais na comunidade local.


Os Objetivos são parte de um processo periódico de avaliação do desempenho ambiental por meio de indicadores, com base em informações confiáveis e verificáveis. Essa avaliação é um processo contínuo de coleta e avaliação de dados e informações para fornecer um cenário atual de desempenho bem como, as tendências de desempenho ao longo do tempo, levando em consideração os aspectos ambientais significativos e os requisitos legais e outros requisitos associados, e considerando os seus riscos e oportunidades
Os níveis táticos e operacionais abrangem objetivos ambientais em funções específicas, compatíveis com o direcionamento estratégico, alinhados e harmonizados com os compromissos feitos pela Direção na política ambiental, incluindo o comprometimento com a melhoria contínua.

2.2 Gestão ambiental
2.2.1 Matriz das Partes Interessadas
Com o objetivo de identificar as necessidades e expectativas das Partes Interessadas, foi desenvolvido uma matriz para se determinar e, estabelecer ações como a QGP pode atender a cada uma delas. As expectativas e necessidades estão relacionadas ao que se espera da QGP, como contribuinte às questões ambientais. As Partes Interessadas podem ser: Governo, Comunidade, Clientes, Funcionários, Acionistas.


2.2.2 Determinação de papéis e responsabilidades
A gestão ambiental ocorre através da participação de cada um em sua função. Por isso, foram determinados os papéis e responsabilidades, quanto a contribuição de cada um para a manutenção da gestão ambiental a longo prazo.


2.2.3 Identificação de Aspecto e Impacto ambiental
Com o intuito de conhecer os aspectos (elementos que interagem com o meio ambiente) e os impactos (mudança), dos processos desenvolvidos na QGP, foi levantado de cada departamento os aspectos e impactos ambientais, bem como a significância de cada um deles e, as ações de controle atuais. Isso contribuiu para o levantamento dos riscos, oportunidades e o estabelecimento de objetivos para uma atuação protetiva ao meio ambiente.


2.2.4 Identificação de requisito legal
Para uma gestão ambiental eficaz é imprescindível conhecer as legislações aplicáveis à organização. Para atender à essa necessidade, a QGP contratou uma empresa especializada na identificação e disponibilização da legislação aplicável ao negócio da QGP. Desta forma, é possível identificar as exigências legais para posterior atendimento, confirmando o compromisso da organização com a prevenção da poluição.

2.2.5 Gestão de riscos e oportunidades
A gestão ambiental se faz com o conhecimento dos riscos associados aos aspectos e impactos ambientais e dos requisitos legais e outros. Diante dessa necessidade, foram levantados tais riscos e oportunidades, a fim de estabelecer controles operacionais sobre os riscos identificados, contribuindo para a prevenção da poluição ambiental.


2.2.6 Objetivos ambientais
Um compromisso com o meio ambiente reflete-se em objetivos claros. Dessa forma, a QGP estabeleceu objetivos nas funções e níveis pertinentes, bem como o planejamento de como alcançá-los. Tais objetivos são mensuráveis, monitorados para sinalizar o progresso da organização em direção ao alcance dos seus alvos ambientais.

2.2.7 Comunicação
A gestão ambiental acontece através de meios de comunicação interna e externa. Um procedimento onde estabelece os canais de comunicação com os funionários e a comunidade, à respeito da gestão ambiental foi estabelecido. Seu objetivo é assegurar que a informação ambiental comunicada seja coerente e confiável e que contribua para a melhoria contínua.


2.2.8 Gestão dos recursos financeiros
A QGP incluiu a questão ambiental em seu processo orçamentário, a fim de prover recursos necessários para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria contínua da gestão ambiental.


2.2.9 Conscientização
O engajamento das pessoas é fundamental para saber sobre sua contribuição para a eficácia da gestão ambiental, incluindo os benefícios de desempenho ambiental e das implicações de não estar conforme com os requsitos do sistema de gestão ambiental. Isso inclui os prestadores de serviço à QGP. Desta forma, elaborou-se um programa de conscientização interna, permanente, sobre as questões ambientais.


2.2.10 Informação documentada
Uma gestão ambiental gera e coleta dados, valores, informações, procedimentos, análises, entre outros. Uma gestão dessa informação se faz necessária. Dessa maneira, foi estabelecido um procedimento que trata da gestão (criação, atualização, controle de alterações, distribuição, acesso, preservação, armazenamento, retenção e disposição) dessa informação e seu registro. A informação é uma base para análise e um guia para tomada de decisão bem como, para demonstração da conformidade com os requisitos pertinentes e aplicáveis.


2.2.11 Estocagem de produto químico
Por se tratar de uma indústria química, o fator de estocagem tem relevância para a gestão ambiental. Com isso, foi estabelecido um procedimento documentado para a gestão da estocagem desses produtos, considerando, sua interação, compatibilidades, riscos, transporte interno, cuidados e outros, a fim de proteger o meio ambiente e prevenir a poluição.


2.2.12 Provedor externo
A gestão ambiental age não somente em seu escopo de atuação mas, tem também como objetivo, influenciar a sua cadeia de suprimentos. Logo, a QGP incluiu a questão ambiental na homologação de fornecedores de matéria-prima e prestadores de serviço de transporte.

2.2.13 Gestão da mudança
Mudanças fazem parte do processo de melhoria da gestão ambiental. Desse modo, foi estabelecido um processo metodológico para a gestão da mudança, levando em consideração seu impacto, riscos e oportunidades, recursos necessários, a fim de evitar a poluição e preservar o meio ambiente.


2.2.14 Procedimento de descontaminação
Uma situação de anormalidade pode ocorrer, mas deve-se ter controle sobre a situação em resposta à ocorrência. Com o objetivo de controlar uma situação de anormalidade, foi estabelecido um procedimento de descontaminação. Uma empresa especializada foi contratada pela QGP para a realização de procedimento especializado para cada caso de atuação.


2.2.15 Programa de auditoria interna
Com o propósito de avaliar a gestão ambiental foi estabelecido um programa de auditoria interna, com a participação de funcionários qualificados, para verificar se as práticas da gestão ambiental da organização estão em conformidade com os requisitos normativos (ISO14001). Essa auditoria é realizada periodicamente e, seu resultado serve como informação para tomada de ação corretiva e/ ou preventiva dentro da gestão ambiental.


2.2.16 Análise crítica pela Direção.

Uma gestão ambiental inicia-se com o comprometimento da Direção e, se mantém ao longo do tempo através da manutenção desse compromisso. Por isso, está estabelecido que as questões ambientais são analisadas pela diretoria, levando em consideração o contexto interno e externo da organização.

2.2.17 Avaliação do desempenho ambiental e Melhoria

Com um olhar 360° da performance da organização nas questões ambientais e, quais ações corretivas e/ ou preventivas podem ser aplicadas para melhorar continuamente sua performance, a QGP avalia seu desempenho através do resultado de auditoria externa de órgão certificador (ISO14001).


3. Aspectos ambientais
Os aspectos ambientais diretos são aqueles sobre os quais a organização tem o controle da gestão e, portanto, tem influência direta sobre eles. Os aspectos ambientais com impactos significativos são analisados para a avaliação do desempenho ambiental da empresa.


3.1 Produtos “sustentáveis”
A QGP tendo o compromisso com a preservação do meio ambiente, desenvolve produtos com base biodegradável, ou seja, pode ser decomposto mais rapidamente por organismos vivos, em especial bactérias os quais beneficiam o meio ambiente, já que não afetam os ciclos de vida e evitam a contaminação do solo, de rios e mares.


3.2 Energia
O uso da energia (Elétrica, Gás Natural, Gás liquefeito de Petróleo) é vital para a iluminação das áreas e funcionamento dos equipamentos e, consequente transformação das matéria-primas em produto acabado.


3.2.1 Energia limpa
A QGP recebeu da Trinity energia o Certificado de Energia Limpa, na qual certifica que a QGP reduziu em 100%, de jan/16 a dez/21, a sua emissão de carbono proveniente do consumo de energia elétrica, através da aquisição de energia renovável de fontes incentivadas pelo governo (eólica, solar, biomassa, dentre outros).


Reduziu a emissão de 1.331,42 tCO2 no meio ambiente. Contribuiu para o equivalente à 9.320 árvores plantadas.


3.3 Efluentes
O efluente gerado é 100% tratado através de várias etapas, tais como: desarenador, gradeamento, caixa separadora de água e óleo, tanque de equalização, coagulação, floculação, flotadora e outros, com a finalidade de destinar o efluente, tratado, conforme legislação aplicável.



Desarenador
Gradeamento
Equalização


3.4 Resíduos sólidos
Os resíduos gerados são 100% destinados conforme legislação aplicável através do CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental) é um documento emitido pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) que aprova o encaminhamento de resíduos de interesse ambiental a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final. O custo desta disposição final é realizado pela QGP.


4. Proteção do Ar
Efluentes gasosos gerados nos processos produtivos são captados através de sistemas de exaustão em lavadores de gases, em operação nas unidades produtivas. O Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar é realizado a cada 24 meses, onde avalia a emissão atmosférica por meio da análise de amostras. Os dados são publicados em Laudo Técnico, de empresa especializada e, encaminhado ao órgão ambiental, pertinente.


Realizado em mar/20 por empresa especializada, foi monitorada a qualidade do ar por dois dias ininterruptos. Os parâmetros legais monitorados foram: Partículas Totais em Suspensão; Partículas Inaláveis; Partículas Finas; Dióxido de Nitrogênio; Dióxido de Enxofre; Monóxido de Carbono; Ozônio Totais; Fumaça.


Os métodos aplicados no monitoramento são de acordo normas técnicas, pertinentes e, os equipamentos, específicos, utilizados neste monitoramento são calibrados.
Os padrões de qualidade do ar estão estabelecidos pelo CONAMA.


Resultados:
Monitoramento (Atendidos)
Partículas Totais em Suspensão
Partículas Inaláveis   
Partículas Finas
Dióxido de Nitrogênio
Dióxido de Enxofre
Monóxido de Carbono
Ozônio Totais
Fumaça

Ainda em relação à proteção do ar a QGP realizou em Mai/18, através de empresa especializada, uma avaliação do ruído emitido nas áreas da QGP e, em comunidades próximas, a fim de quantificar os ruídos emitidos. Ao todo foram 10 pontos avaliados, sete pontos em áreas externas e 3 pontos em áreas internas da QGP. A avaliação ocorreu em período diurno e noturno com a utilização de um decibelímero, calibrado, na qual identifica o nível de pressão sonora equivalente em decibel ponderado. Os resultados obtidos foram positivos e, não oferece impacto à vizinhança.


Decibelímetro
Medição em área externa
Medição em área externa


Em relação à seus clientes e prestadores de serviço de transporte, a QGP verifica a emissão de fumaça preta originada do escape dos caminhões, a fim de influenciar a cadeia de suprimento para a prevenção à poluição atmosférica. Essa verificação ocorre a cada caminhão que chega para transportar produto acabado e/ ou entregar matéria-prima.


Quanto à frota da empresa, a QGP garante a execução da manutenção preventiva, conforme programado, decorrente da orientação do fabricante.


5. Proteção das águas
A QGP Química Geral S.A, por meio do monitoramento ambiental, avalia a qualidade dos efluentes, água subterrânea, através de análises especificadas em legislação aplicável. Mensalmente ocorre análises da qualidade da água, conforme legislação pertinente.


6. Áreas verdes - Preservação
As áreas verdes são preservadas e mantidas, que correspondem a uma área significativa de área total da QGP.

Área preservada pela QGP Química Geral S.A em Saltinho-SP.


7.Conclusão
Alcançar um equilíbrio entre o meio ambiente, a sociedade e a economia é um desafio que a QGP está empenhada em atender aos requisitos legais e outros e melhorar continuamente sua contribuição, como organização, ao meio ambiente. A responsabilidade ambiental é uma das premissas que sustentam os pilares da organização.


Um passo importante foi dado em direção a proteção ambiental e prevenção da poluição, através da implantação das questões ambientais (ISO14001) na gestão da organização.


Resultados importantes foram conquistados como, a redução da emissão de carbono ao meio ambiente, o compromisso da disposição final dos resíduos, de maneira correta e a proteção do ar, através do atendimento aos padrões de qualidade, aplicáveis bem como, uma gestão ambiental robusta, através de práticas procedimentadas nos processos da organização, voltadas a sustentabilidade.